terça-feira, 16 de setembro de 2008

Fórum de Consumo Consciente -Masp

por Hiiteshvara Deva

No inìcio de Agosto estive no Masp para o Fórum, "Sociedade de Consumo: Qual o Próximo Passo?" dirigido pelo Presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar.
Depois de uma breve apresentação do Instituto, foram apresentados os parceiros do mesmo,dentre varios bancos, Transnacionais e até o Wallmart.
Conceituando vai a pergunta, O que é Consumo Consciente ? Consumo com consciência de seus impactos e voltado a sustentabilidade de vida no planeta.(Legal!).

A Apresentação através de "slides" bem elaborados e muita persuasão do palestrante fez relação entre:As "Dimensões", levando em conta o Individuo e suas relações Sociais a Natureza e também a Econômia mostrando que todos "Atos" de consumo geram impactos em todas as esferas.
Foi citado também que hoje 29 das 100 maiores econômias são Empresas,ressaltando o poder de decisão do "Consumidor Consciente" ,também abordou a importância da ética no "Fazer pro outro o que quer que façam pra ti,ou não fazer aquilo que não gostaria que lhe fizessem".
Analisando a História passada ,descobrimos que nem sempre existiu a sociedade de Consumo , e foi levantada a Questão:Qual o sonho da sociedade do Séc XXI,Consumo ? ou Felicidade ?
Os gráficos apresentados mostraram que o Consumo se dá pela Competição(dentro do Capitalismo,é óbvil,tudo vai nessa lógica) e que países como Eua,Japão cresceram Muito em renda per-capita desde o periodo pós Guerra até hoje ,mais a Felicidade continua na mesma média(Tem aquele dito que Dinheiro não é Felicidade,temos ai um fato Histórico !),de 40 anos pra cá temos no planeta 2x +pessoas e 4x +consumo , Consome-se hoje 30%+ do que o planeta consegue renovar ou seja estamos consumindo nossa própria casa e se todos consumissem como os países +ricos($),
4 Planetas não seriam suficientes.
Dentre outros pontos o palestrante aborda a questão do Aquecimento planetário,levando em conta o aumento de 0,8º na temperatura do planeta,que se somado a temperatura Humana 36,5ºdeixa todos em estado febril,falou também a respeito do aumento de 20cm do nível do mar nos últimos 60 anos e que com o degelo aumentará cerca de 6 Metros.Foi citado muito a respeito do efeito estufa (E por + incrível que possa parecer , nem se toca no processo da pecuária,no qual sabemos ser o mais impactante para o planeta),quase no fim da apresentação é citado brevemente a respeito da Carne que vem da Amazônia e os efeitos no planeta.(Quase paramos a apresentação,pra questionar o palestrante,mas aguardamos a abertura pras perguntas!).
Claramente foi citado que o Consumo é feito hoje para direcionar uma breve satisfação e após alguns momentos gerar insatisfação, pois ele é criado artificialmente para atender aos interesses econômicos.
O Consumo deve ser voltado a Bens Duráveis,deve ser local,compartilhado,renovável,não tóxico e deve ser adotado o Paradigma da Moderação finaliza assim o palestrante sua apresentação.
Quando então são abertas as perguntas ao público,com diversos questionamentos começando pelas parcerias institucionais do Instituto que estava apresentando todos esses fatos,até a questão da manipulação midíatica,chegando em nossa pergunta a respeito da pecuária e monoculturas(Será que só a carne que vem da Amazonia Afeta o planeta ? E as grandes monoculturas como a soja p/alimentação do gado,o que vc me diz de todo esse processo?) questionamos ! e com grande habilidade o palestrante respondia o que lhe era pertinente.
Ai me lembrei lá da Ecolestra que vivênciamos na semana anterior e na Classificação de quem abordou o Consumo Critico,falando a respeito de como é usado o termo "Consumo Consciente":Termo usado nas relações capitalistas de maneira Superficial,mitigando os resultados sem atacar as causas . E apesar de todos nùmeros que são fatos,que foram levantados na apresentação e de concordar quando o palestrante respondia as pessoas que elas mesmas eram responsáveis pelo que consumiam,pra nós ficou evidente que a classificação do termo consumo consciente está sim sendo tratada de maneira superficial e voltada aos interesses capitalistas