terça-feira, 16 de setembro de 2008

ECOLESTRA: Consumo Crítico

por Hiiteshvara Deva

No final do mês de julho estive presente na ecolestra promovida pela Itcp-fgv, dentro do prédio da FGV, com o nosso querido Tomaz Enlazador abordando o tema "Consumo Crìtico".

Pra adentrar no assunto já compartilhando alguns pontos importantissimos que foram apresentados, vai a questão: O Que é Consumo Crítico ? É a Desconstrução e Reconstrução dos Hábitos de consumo impostos pelo Sistema. Respeitando Valores sociais,culturais,ambientais e Espirituais. (No Tantra diriamos que é a quebra dos Sanskaras Impostos).
O Ecopalestrante classificou o Consumo da Sociedade de hoje como: Insustentável, Bélico, Alienado, Desigual, Massificado e Impactante. (Basta observar, e se Observar, percebendo se não está à Colaborar!).
Quando se refere as Mega-Corporações usou o termo: "Transnacionais Involutivas Não-Recuperáveis" (ou seja os que Governam a Babylonia. Sugando toda Econômia local e Global para seuos Acumuladores do Capital, Fogo Neles!) e ainda citou alguns dos principais como: Nestle, Philip Moris, Conagra, Unilever, Coca-cola, Pepsico, como um exemplo de Degradação Social e Ambiental.
Dentre outros pontos importantes foi levantada a questão do "Dominio Agrícola" e os números são assustadores: 84% das vendas globais de agrotóxicos são dominadas por 10 transnacionais são elas: Bayer, Syngenta, Basf-dow, Monsanto, Dupont, Koor, Sumitomo, Nufarm e Arista (Todas na "Red List"). O trigo, milho, soja, arroz e feijão são as grandes Monoculturas. A Bunge controla toda cadeia produtiva (produção, transportes, industrialização e comercialização). A Bayer é dona das fábricas de venenos e medicamentos e ainda controla toda produção de sementes (Estão implantando os "chips"e nós nem percebemos, plantam a semente monstro na terra, envenenam, colocam a venda e depois vem com o Remédinho pra te curar ou melhor pra te controlar. Não tem aquele dito que o Peixe morre pela Boca! Muita Atenção e disposição irmãs, irmãos. Ah ainda tem a Cargill que controla 96% das sementes de Milho no Mundo todo, sem esquecer da Kraft Foods que é classificada como um exemplo de Dominação,d as citadas todas são a + de 1 século na Lógica da Exploração!
Dentre pontos importantes e impactantes,tendo claro que tudo que foi abordado é de certa forma, ficam marcantes: "Os Desertos Verdes" que geram em cada 180 Hectares 1 Emprego, os"Absorventes Descartáveis" que cada mulher em sua vida fértil utiliza em média 10.000 e o "Flúor" que em excesso no corpo "Afeta"uma Glándula responsável pela Criatividade,hoje estando presente na maioria das águas que chega na torneira via estações de tratamento, como também nas pastas dentais (Por isso nós usamos Pó de Jua, canela... pra quem quiser no nosso ponto tem hein!) e vale refletir se o Flúor não é mais um dos mecanismos de Dominação, que são inseridos na População .
Já dizia o grande Bob Marley :Libertem-se da Escravidão Mental,Somente vocês podem Libertar suas Mentes ! yeeee

A Ecolestra está licenciada no Creative Commons e o sitio do Autor é

www.ecopedagogia.blogspot.com