terça-feira, 16 de setembro de 2008

Encontro de Itcp´s,Mov.Sociais e Empreendimentos Solidários na Ufrj

por Hiiteshvara Deva

No ínicio do mês fomos convidados por nossos parceiros ITCP-FGV para o Encontro que ocorreu no RJ, e embarcamos nessa !
Representando o Empreendimento cooperativo-solidário "Faiah-Cooperadamente"uma das frentes de ação do Instituto e por sinal a mais desenvolvida das filhas (rs).
Nesse encontro estavam presentes,Itcp´s de toda região Sudeste brasileira,Movimentos Sociais como MST,MNPR e outros além é claro dos Empreendimentos Econômicos Solidários.
O Encontro durou 3 dias,chegamos no final do 1ºdia quando já acontecia um coquetel de recepção(Sem alimentos sutis , por sinal !).
Já no 2ºdia nos organizamos em grupo para as apresentações e discussão de varias questões importantes,como as relações das Itcp´s com os Empreendimentos,o ajuste das metodologias e varias outras coisas, no 2ºdia também apareceram pra somar com energia no Encontro 3 monjes de Tantra yoga amigos nossos,representando o Movimento de Prout .
No final do dia dentro do campus,depois da Meditação e do Jantar,quando a Lua já embelezava o céu e o cristo ali posto de braços abertos , demos inicio a um Luau , com musicas de varios genêros , fomentando a cultura e o respeito a diversidade , a história rolou até as 4:00 da manhã (e povo que gosta de uma festa !)
No 3ºdia rolaram varias oficinas de diferentes temas,dentre eles:Moedas sociais,Agroecologia etc.... eu fiquei na de Agroecologia que por sinal foi bem interessante , introduzimos na história um pouco da visão de prout ,quando se refere a Agricultura e ressoou muito forte.(tem tudo a ver !)
Bom pra finalizar o encontro foi feita uma plenária ,avaliando o encontro,pensando os próximos passos e fortalecimento da Econômia solidária no País.