terça-feira, 16 de setembro de 2008

Encontro: Projeto Hortas Urbanas - Parelheiros ITCP-USP

por Hiiteshvara Deva

Já no meio do Mês de agosto estivemos no ultimo encontro do projeto Hortas Urbanas em parelheiros-sp (calma ai ! foi o ultimo desse projeto ,mas agora entra outro projeto ,mais amplo ainda em ações).
Como de costume nos reunimos pela manhã,numa grande roda ,apresentando e apadrinhando os que chegavam pela primeira vez,feitas as saudações e considerações , fomos para a sala de formações ,avaliar os produtos que foram trazidos para a feira de produtos orgânicos,sendo está também uma prática do projeto (que por sinal ,tomou conta dos ultimos meses),trabalhando as questões econômicas solidárias.
Digo isso,pois já estamos acompanhando esse projeto a mais de 1 ano e nesse tempo,as oficinas foram mais voltadas as práticas agricolas,no campo mesmo,plantando,carpinando, aprendendo com a caboclada da comunidade e região o conhecimento ancestral que foi passado de pai pra filho e assim seguindo, sem contar com a presença dos técnicos do projeto que sempre estão ali,esclarecendo,tirando as duvidas do pessoal .
O Projeto visa o desenvolvimento local e auto-gestão dos próprios agricultores , nesse tempo que estamos acompanhando essa história já pudemos acrescer muito no campo da nossa própria formação,avaliando os pontos fracos os pontos fortes,nossos e das próprias que vão se formando no decorrer dessa caminhada.
Mas com certeza a família está se agregando por aquelas bandas ,nos altos e baixos ,mais isso é parte do processo mesmo!
Ao longo desse caminho não podemos esquecer as pessoas queridas que conhecemos e convivemos e que hoje fazem parte de uma grande rede de relações.E já que estamos falando em Redes ,não posso deixar de citar um profundo aprendizado que tive naquela terra com a terra , a mãe natureza.
"Num dia em meio a mata , um caboclo conhecido como Moura , me disse assim :Afaste essas folhas do chão e olhe o que acontece ai embaixo , e nesse momento veio o grande aprendizado "A Natureza é toda ligada em Rede" Raizes ligadas a outras raizes ,troca de informações,processos de retro-alimentação ocorrendo ali a todo momento.E ai se já sabiamos disso intuitivamente ,veio a lição direto da Mãe ! (caiu a ficha agora né ! ).