terça-feira, 7 de outubro de 2008

Treinamento de Lideranças: Prout & Neo Humanismo

por Hiiteshvara Deva

No último final de semana do mês de setembro estivemos presentes no Treinamento de Lideranças Neo-Humanistas, o Neo-Humanismo ou culto (prática) do Amor por toda criação se reflete no olhar, no sentir, no lidar com todos os elementos desse Universo como expressões da Consciência Cósmica ou Deus, sejam eles animados ou inanimados, entendemos essa ação, como o Fundamento Sólido para a construção de uma Nova Era.
O Treinamento fluiu no espirito "Sam´gacchadhvam" ou Mover Juntos,desde as práticas matinais que começavam as 5:00 da manhã até o jantar, sendo as refeições feitas em "Manobratta" ou seja silêncio total, meditando no alimento que era ingerido, que por sinal estava maravilhoso !
Foram apresentadas várias palestras relacionadas ao tema "liderança" e também algumas dinâmicas em grupo fomentando esse espírito, e todos puderam perceber que de certa forma somos todos líderes. Algo que ficou bastante marcante no meu sentir foi a questão da Auto-Disciplina ou seja não é algo que vem de fora imposto por alguém, mas sim um acordo interno que fazemos com nós mesmos, não importando onde estejamos.
Incorporando o espirito de Liderança, entendemos que devemos sempre ser o exemplo, no modo de nos conduzirmos em nosso dia-dia e varias qualidades e defeitos foram ressaltados, caracterizando um lider; Começando com o lado negativo foram pontuadas algumas caracteristicas como: centralização, autoritarismo, inflexibilidade, opressão, abuso de poder etc... Do lado positivo, a flexibilidade a Firmeza de caráter, a visão integral, a alegria, descentralização e participatividade foram as caracteristicas mais marcantes.
Prout traz a visão de um Novo Paradigma, para uma Nova Era e está embasado no espirito Neo-humanista, sendo assim ficou muito evidente a questão dos valores intrínsecos, quando analisamos os modelos de liderança que hoje temos em nossa sociedade, de certa forma dissonantes com o novo tempo; A Proposta de prout é formar "Sadvipras" ou Lideres éticos-espiritualistas e estes se movem sempre em serviço a Consciência Suprema, buscando o bem-estar para coletividade.
Analisamos também os diferentes tipos de líderes sendo eles :
Autocrático: O controlador, dominador, aquele que está sempre mandando e desmandando.
Paternalista: Aquele que todos estão sempre esperando, que faça tudo.
Participativo: Aquele que interage com todos, pois sabe que todos tem algo pra contribuir dentro do processo.
Rédias Livres: Que encarrega os membros,mas sempre está sendo informado do que acontece, sempre confiando nos demais.
O Estilo de liderança é a maneira ou abordagem de dar direção ao processo, materializando os planos, motivando as pessoas, a liderança deve sempre ter um visão clara do seu próprio desenvolvimento, sabendo que é um ser como os outros, mas com mais responsabilidades no processo coletivo, um lider deve ter acima de tudo "Disciplina" para que as metas coletivas sejam alcançadas.
O treinamento foi repleto de muita alegria e descontração, esperavamos algo mais "duro" e nos preparamos para tal, mas foi bem tranquilo em vista daquilo que esperavamos. A Faiah esteve presente com vários membros desta vez, e se fez presente uma energia diferente, com um tanto de influência africana, cantos rastafaris em vários momentos, o reggae influênciando os kiirtans ou os kiirtans influênciando o reggae, e a galera entrou na onda do "BaBa Reggae Music" Jaiii ....
São os processos, nossa formação enquanto cidadões planetários de uma Nova Era, internamente as estruturas vão se alicerçando e externamente a força dia-dia se manifestando, cada dia mais como veiculos do Universo, sempre cientes de que somos "as crianças do pai Universal" .