terça-feira, 7 de outubro de 2008

Grupo de estudos e vivências de PROUT - USP

por Hiiteshvara Deva

No mês de setembro tivemos encontros interessantissimos e importantissimos no âmbito de Prout na Usp, começamos o mês tratando da ética yogue ou yama e nyama, com a presença do nosso irmão mais velho Dada Jinanananda, e foi muito especial, conseguimos distrinchar cada um dos 10 principios de conduta Humana, com grande envolvimento de todos presentes, muito mais que um estudo, uma interiorização e medição interna de que "pé" estamos nesse processo de auto-Desenvolvimento e contato com o meio onde vivemos.
Na 2ºsemana a proposta era falar de educação arte e cultura, mas não conseguimos, imagina falar de 3 coisas fundamentais em pouco mais de 1 hora, impossivel ! Ai entramos nos 6 raios de Prout, tema interessantissimo e fundamental dentro de qualquer filosofia, (aaa o guia de Prout pode ser acessado no blog, no final eu coloco !). Já na 3ºsemana o tema foi "Exploração e Pseudo-Cultura no Capitalismo" e ai entramos na proposta da semana anterior, dessa vez nossa querida Amála prôpos uma dinâmica de estudo individual de cada tema, prática criativa (desenho) daquilo que se estudava e apresentação tanto do estudo como do desenho, e foi muito legal !!! Usando os 2 lados do cérebro literalmente, posso dizer que todos apresentaram super bem e os desenhos formarão uma linda flor. O outro estudo foi a integração dos temas anteriores e o desenvolvimento da arte como um meio de Desenvolvimento Humano, a Cultura que é a espinha dorsal de um povo, e a Educação Fundamentando tudo isso e claro nosso papel dentro disso tudo, e pra isso usamos uma das ferramentas do neo Humanismo, que é a "Abordagem Subjetiva com um Ajustamento Objetivo".
E hoje estamos criando âmbitos para que essa proposta de vida seja experimentada, sejam em retiros, treinamentos, nos grupos de estudos e principalmente em nosso dia-dia, no caso nós aqui na Faiah, nos quadros de discussões,exposições,oficinas que fazem parte do espaço cultural.
O último encontro do mês o tema foi "NeoHumanismo e Espiritualidade" e o estudo todo foi riquissimo, na lógica tântrica sempre de "Cabeça nas estrelas,pés no chão e mãos na massa", falamos muito sobre os Dogmas que limitam a expansão da sociedade, tendo em vista pseudo-espiritualidade tão difundida hoje pela sociedade, e analisamos os nossos próprios processos dentro de tudo isso, e o papel Fundamental do Neo-Humanismo em todas relações. E Ficou a pergunta porque o Neo-Humanismo é Fundamental para a Nova Era ??? e vamos seguindo no processo de Desenvolvimento de uma Mentalidade cada dia mais racional (não linear) livre de Dogmas e pré-conceitos ..... esse estudo é infinito !
Até o mês que vem !
Namaskar (O Divino que hábita em mim saúda o Divino que hábita em ti,com toda Força de Minha Mente e todo Amor do Coração).