terça-feira, 16 de setembro de 2008

Formação em Cooperativismo e Econômia Solidária -ITCP-FGV

por Hiiteshvara Deva

Como parte da Fomação do Projeto BTS (Banco de Trocas Solidárias),fomos ao Glicério junto com os demais empreendimentos solidários e nossos parceiros Incubadores,onde diversos temas foram tratados,buscando-se o fortalecimento dos Empreendimentos.
Foi abordada a questão da Administração do Negócio(Compra-Produz-Vende) pensando-se numa melhoria continua desse processo,estabelecendo-se Metas a cumprir,falamos da FORÇA e da UNIÃO que nos move em todos processos e nesse espiríto visualizamos a Econômia solidária que visa a "União e Solidariedade dentro da Econômia" e a Econômia Capitalista que flui com "Disputas,Inimigos=concorrentes,competições",levantando a alguns números alarmantes,chegamos ao cálculo de que a "cada R$100,00 De produtos , R$80,00 são de 200 grupos econômicos (e eles estão cercando cada dia mais).
No fluxo da formação e de Acordo com Prout,foi abordada a questão da "Escolha de Produção" e lógicamente o foco são as Necessidades Básicas:Alimentação,Vestimenta,Saúde etc ...
Quem sabe o que significa ECONÔMIA ? Econômia é A ARTE DE GERENCIAR A CASA ou seja como nos organizamos para garantir o abastecimento de nossa casa,conceituando também falamos de SOLIDARIEDADE que vem de SÓLIDO(Unido)+PROXIMIDADE e vemos que numa Sociedade Gaseificada o que conta são as relações de Poder enquanto a AUTO-GESTÃO propõe a tomada Circular de decisões .
A Econômia Solidária fomenta o Cooperativismo (o carro chefe da Econômia Proutista) e não luta contra as estruturas hierarquicas,mas direciona Energia para a Construção do Espirito Cooperativo a Ecosol pode ser caracterizada como um Movimento Social que Luta pela Democracia Econômica (por isso também ,Caminhamos Juntos !) e se organiza em Fóruns regionais ,estaduais e Nacionais .
Nesse encontro firmamos a corrente,formalizando a Rede de Econômia Solidária do Centro de São Paulo (Redes ,vamos inspirando,aspirando,vibrando, redes por todos lados !).A Faiah-Cooperadamente no final pontuou a respeito da "Prioridade do consumo em rede" e do fortalecimento dos laços entre produtores,finalizando todos nos juntamos numa grande roda cantando e Vibrando por mais um passo na construção de uma Nova História .