terça-feira, 10 de junho de 2008

Quem Somos (Atualizado)

O Instituto Cultural FAIAH - Fogo Azul a Imanar a Alma Humana, é um coletivo formado por indivíduos (jovens) que compartilham algo semelhante em seu pensar, seus ideais e ações cotidianas, tornando-se assim um projeto de vida, que trás intrínseco à sua identidade Universalista o respeito e fomento à Diversidade Cultural.

A FAIAH age hoje como um pólo de produção cultural e um centro de construção do conhecimento. Laborando sob o conceito de Cadeia Produtiva (formação, produção, circulação e consumo) desenvolvemos nossas ações, ligadas em rede com entidades parceiras, rumo à democratização e inovação da Cultura no sentido antropológico (a educação, o lazer, a arte, o labor, o sistema sócio-econômico, a visão de mundo, enfim, tudo aquilo que o homem produz ou que faça parte da condição humana e nele está envolvido), fomentando assim, o auto-desenvolvimento humano de forma integral (corpo, mente e espírito) e o protagonismo de nossa própria história, assim como o trabalho cooperativo-solidário e a moeda social.

Focamos nossas ações nas diversas faixas etárias, com enfase à juventude e indiferentes a condições secundárias, como o nível intelectual ou social. E pensando na expansão do movimento organizado, na multiplicação e formação de novos agentes, criamos frentes de labor”sementes”, para cada segmento, com práticas direcionadas a cooperação coordenada, sendo elas:



• Natural.Mente - Envolve práticas de vida mais saudável e a conscientização do homem como parte do todo. Desenvolve ações com Yoga, Ayurveda, alimentação sustentável, reciclagem, Permacultura e Prout;

• Cooperada.Mente -
Frente cooperativa solidária de produtos e serviços que conta com 3 empreendimentos Eco-sociais: 'Bambu Zyon' artes e Utensílios em bambu, 'Shaoca' Sabonetes Vegetais e Velas Artesanais e 'C. Alimente' Alimentos Naturais e Integrais, além de desenvolver caravanas e passeios ecológicos.

• Midiada.Mente -
Desenvolve ações na área da comunicação, utilizando-se de diversas mídias como o audio-visual, impressos, rádio e internet;

• Sonora.Mente, Plástica.Mente, Literária.Mente e Corporea.Mente -
São frentes da área artística e desenvolvem ações no campo da música, artes plásticas, literatura e expressão corporal respectivamente.

E enquanto cada frente pensa, discute e coloca em prática projetos de segmentos específicos, a FAIAH labora de forma macro, à potencializar e vascularizar essas ações. Tendo por finalidade, contribuir com a transformação social e a sustentabilidade de forma harmônica e interdependente entre os próprios sujeitos e o meio.